O que é o aconselhamento genético?
É um processo pelo qual profissionais especializados ajudam indivíduos e/ou famílias a compreender e a adaptarem-se às doenças genéticas que os afetam ou para as quais estão em risco.
O que é um aconselhador genético?
Define-se aconselhador genético como “um profissional da saúde que, após o devido período de formação e educação a nível de mestrado, desenvolveu as competências necessárias para desempenhar o seu papel” nos serviços de genética médica ou em equipas clínicas afins. Os cenários possíveis para a prática profissional do aconselhamento genético são definidos no contexto de “colaboração multidisciplinar em equipas lideradas por médicos especialistas”. [1,2]
Neste website e documentos associados, é utilizada a terminologia “profissional de aconselhamento genético” ou “aconselhador(a) genético(a)” pois a denominação em português ainda não é definitiva. Referimo-nos, assim, ao profissional detentor do grau académico de mestre em Aconselhamento Genético elegível ou já certificado pelo registo profissional da European Board of Medical Genetics e/ou profissionais reconhecidos como tal pela European Board of Medical Genetics através de outra via de acesso à profissão.
Os associados que a APPAcGen representa acreditam que a presença do aconselhador genético numa equipa multidisciplinar aumenta a disponibilidade do serviço de genética para o utente e sua família, garante ganhos em saúde, com atenção aos aspetos médicos e psicossociais, aumentando o acesso, diminuindo os tempos de espera, e salvaguardando os aspectos éticos e legais que advêm das condições genéticas e do seu processo de diagnóstico.

1. Padrões profissionais e educacionais para os aconselhadores genéticos na Europa.



